CEFALEIA EM SALVAS

A PIOR DOR DE CABEÇA TEM NOME: SALVAS

DORES DE CABEÇA

5/27/20233 min read

O que é?

Este é um tipo menos comum de dor de cabeça, do grupo das cefaleias primárias (não é causada por nenhuma outra doença ) e se destaca por ser uma das cefaleias mais dolorosas, se não a mais dolorosa de todas. Quem sofre com ela refere que é pior que crise renal, dor do parto e ela pode ser chamada de cefaleia suicida por outros de tao intensa que é a dor. É uma cefaleia que atinge mais comumente homens em idade mais jovem. .

Os sintomas costumam ser :

  • Dor só de um lado, ao redor ou atrás do olho, região da têmpora ou na testa, costuma piorar no inverno;

  • Crises repetidas, que acontecem em vários dias, ou por semanas, geralmente num período específico do ano;

  • Geralmente vem junto com sintomas de olho vermelho (no olho do lado onde dói), suor de um lado do rosto, lacrimejamento deste lado, pálpebra caída, mudança na pupila ou coriza / entupimento nasal do lado do rosto afetado;

  • Ao contrário da enxaqueca, o paciente fica agitado durante a dor;

  • A dor da cefaleia em salvas vem de repente, dura de alguns minutos à 1-2 horas, e vai passando, não importando se o paciente tomou ou não um remédio. É muito raro durar mais que isso;

  • Pode ser mais de característica noturna e pode ter hora marcada

  • O álcool tende a ser um gatinho para essa cefaleia

Exames

Suas características peculiares fazem com que o diagnóstico clínico não seja tão difícil se o médico conhece essa cefaleia. Grande parte dos neurologistas costumam pedir um exame de imagem, que pode ser uma tomografia ou ressonância magnética, para excluir que se trate de uma cefaleia secundária, seja devido a algum problema anatômico, como uma malformação vascular, um AVC, um aneurisma, uma trombose cerebral ou um tumor, mas a chance de ter alguma alteração é menor que 2%. Ou seja, a grande maioria apresentará exames de imagem normais.

Tratamento

Como boa parte das cefaleias primárias, existe um tratamento para a crise e outro que visa reduzir ou impedir as crises ( preventivo). Na cefaleia em salvas, o tratamento é baseado primariamente no uso de medicamentos preventivos nas épocas em que os pacientes começam a ter crises, ou mesmo continuam te dependendo da frequência das crises. A dor é incapacitante e a resposta à medicações como analgésicos e anti-inflamatórios é muito ruim.

Crise

Se você tem cefaleia em salvas, anote isso aqui ou imprima, peça para o seu neuro uma cartinha ao médico do pronto-socorro

Uma boa parcela dos casos pode responder ao uso de inalação de oxigênio, como é feita?

- O2 sob máscara com fluxo de 10-15 L/ min por pelo menos 20 minutos

- se disponível, administrar sumatriptano SC, como segunda opção, sumatriptano nasal ou mesmo o sumatriptano ou outro triptano oral.

Tratamento com bloqueio de nervos

Pode-se tentar injetar algumas substâncias, como anestésicos locais e corticoides, em nervos específicos.

Tratamento preventivo

Usamos fármacos para tentar fazer com que as crises não apareçam. Ainda não temos nenhum que tenha sido feito para cefaleia em salvas, então usamos os que mostraram benefício ao longo dos anos e que possuem estudos sobre sua eficácia. Nem sempre compreendemos exatamente como se dá o benefício do remédio, mesmo com os avanços da medicina.

O que possui maiores evidências e chance de funcionar vem da cardiologia, uma fármaco para arritmia chamado verapamil. É necessária alguma cautela, solicitar um eletrocardiograma antes de iniciar e nas mudanças de dosagens. Pode-se também utilizar um fármaco usado na psiquiatria, o carbolitium, um regulador do humor, que precisa de um certo controle também. Além desses, o topiramato e o ácido valproico ( produzidos para controle de crises epilepticas ), a melatonina ( regulador do sono) e o baclofeno ( um relaxante muscular.)

Bibliografia

Burish M. (2018). Cluster Headache and Other Trigeminal Autonomic Cephalalgias. Continuum (Minneapolis, Minn.), 24(4, Headache), 1137–1156

The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition (beta version). Cephalalgia. 2013 Jul;33(9):629-808. doi: 10.1177/0333102413485658.