CEFALEIAS
Um texto detalhado sobre as dores de cabeça
5/27/20235 min read


Cefaleia é um termo médico para dor de cabeça, um dos sintomas mais frequentes nas consultas médicas em geral, não só dos neurologistas. A cefaleia é um dos motivos mais comuns de falta ao trabalho. Quase todo mundo (93% dos homens e 99% das mulheres) terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida, em um mês, 76% das mulheres e 57% dos homens terão pelo menos um episódio de dor de cabeça.
Não é raro que os pacientes já cheguem na consulta querendo fazer algum exame capaz de diagnosticar a causa da sua dor. Eu dou toda a razão, quando sentimos uma dor de cabeça mais forte, diferente ou associada a outros sintomas, não é raro que pensemos que pode ser mesmo algo mais grave e o google pode nos levar para causas não comuns de cefaleia, por exemplo: os temidos tumores cerebrais.
A verdade é que existem mais de 200 tipos de dores de cabeça, algumas delas podem ser apenas sintomas de uma outra doença ( secundária), que pode ser séria ou não. Há, no entanto, as cefaléias primárias, quando a doença por trás é a própria dor de cabeça, ou seja não tem uma causa como um tumor, aneurisma, pressão alta, etc. A descrição da dor de cabeça e o exame neurológico determinam se são necessários testes adicionais e qual é o tratamento.
As cefaleias primárias mais comuns são: enxaqueca e a cefaleia do tipo tensão. Outras formas menos comuns de cefaleia primária incluem a cefaleia em salvas e as trigêmino-autonômicas. Neurologistas geralmente tratam também de dores de nervos cranianos e faciais, como a neuralgia do trigêmeo e a pós herpética ( após se ter herpes zoster).
As cefaleias secundárias são causadas por uma doença subjacente, como uma infecção, distúrbios vasculares, hemorragia cerebral, traumatismo craniano ou tumores. Dores de cabeça secundárias podem ser inofensivas ou perigosas. Certos sinais de alerta indicam que uma dor de cabeça secundária pode ser perigosa.
Algumas ( das muitas ) causas de cefaleias secundárias
Má postura
Trombose Venosa Cerebral
Meningite e outras infecções como sinusite
Dissecção arterial
Traumatismo cerebral
Hipertensão intracraniana
Tumor cerebral
Arterite temporal
Hemorragia craniana por
Disfunção temporo-mandibular
Aneurisma cerebral
Disfunção da articulação temporomandibular
AVC
Como podemos suspeitar que a sua dor de cabeça pode ser secundária?
SINAIS DE ALARMEI
Sinais de doenças sistêmicas: febre, perda de peso não intencional, suores noturnos, ter HIV, ter gestado recentemente, etc.
Sintomas neurológicos : visão dupla, mudança na sensibilidade ou fraqueza de um lado do corpo ou rosto, desmaio, mudanças no estado mental , convulsão, entre outras.
Inicio subito: primeira vez que tenho essa dor , em trovoada ( começa e fica forte dentro de poucos minutos), forte intensidade ( precisa parar o que esta fazendo porque a dor não deixa continuar)
Cefaleia com início após idade habitual: Dor diferente das que já sentiu começando após os 50 anos
Mudança no padrão da dor: Dor que começou a ser diária ou que piora quando a pessoa fica deitada um tempo ou que a acorda a noite.
Desmistificando os maiores temores de quem está com dor de cabeç
TUMOR CEREBRAL
Diferentemente do que o dr google diz ou nossa imaginação fértil cria, os tumores cerebrais são uma causa rara de dor de cabeça, e quando o paciente tem dor de cabeça, não é comum eles se apresentarem com dor intensa. Em torno de 1 em cada 3 pacientes com diagnóstico de tumor cerebral relatam cefaleia quando procuram o médico e só 1% a 2% têm só cefaléia sem outro sintoma junto.
Os verdadeiros sinais de que pode haver um tumor na sua cabeça, além de déficits neurológicos focais no exame, são as mudanças no padrão de dor ( sinais de alarme ). Deve-se ter em mente que alguns dos sinais de alarme podem estar presentes em cefaleias primárias, como a enxaqueca e cefaleia em salvas (temas de outros textos). A natureza da dor de cabeça causada por um tumor cerebral é tipicamente de difícil caracterização pelo paciente.
AVC, ANEURISMA E SANGRAMENTO CEREBRAL
Outro medo muito frequente e que leva o paciente a buscar ajuda médica é a dor de cabeça decorrente de doenças vasculares, incluindo hemorragia intracraniana, dissecção arterial, acidente vascular cerebral isquêmico, trombose cerebral e cefaleia cardíaca.
Quando nós, neurologistas, ficamos alertas: cefaleia de início agudo e que fica forte muito rápido (" em trovoada"), particularmente a "pior dor de cabeça da vida", que é acompanhada por rigidez do pescoço ( não é uma simples tensão muscular) pode sugerir sangramento ( hemorragia subaracnóidea, cuja causa pode ser um aneurisma que estourou). Estima-se que 25% dos casos de cefaleia em trovoada são secundários a hemorragia subaracnóidea, metade desses pacientes pode se manifestar com cefaleia transitória ou mais leve (sangramento sentinela) semanas antes, por isso uma cefaleia nova deve ser valorizada. Os sinais neurológicos focais que podem estar presentes dependem da localização e da extensão do sangramento.
O aneurisma é uma dilatação ( alargamento ) de um vaso que pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, inclusive no cérebro. O vaso fica com um pedaço dele mais largo, parecendo um balão ou uma bolsinha, nesse local o vaso fica com a parede mais fina e corre o risco de estourar, mas a maioria das pessoas vive com o aneurisma sem saber que eles estão lá. Eles geralmente não dão sintoma nenhum, quando são grandes e acabamos descobrindo, geralmente através de exames para ver outras coisas, os neurocirurgiões podem operar por precaução.
Outro tipo de sangramento na cabeça é o hematoma subdural, o sangue aqui fica entre o cérebro e o osso ( o crânio), mais precisamente entre a meninge ( as meninges são como capinhas protetoras do cerebro ) subaracnoide e a dura mater. Essa cefaleia pode ter um início menos agudo e as características da dor de cabeça podem ser semelhantes as de um tumor cerebral e alterações do estado mental também podem estar presentes, particularmente entre os pacientes idosos.
AVC
Cerca de 27% dos pacientes com AVC agudo apresentam cefaleia logo antes de apresentarem outros sintomas, destaco que história anterior de enxaqueca aumentou a chance disso ocorrer , um dado importante é que a enxaqueca com aura também está associada a um risco aumentado de acidente vascular cerebral.
A dissecção arterial é uma causa rara de AVC, mais comum quando o AVC ocorre num paciente mais jovem, caracteriza-se por uma ruptura as camadas arteriais que faz com que o sangue entre pela fenda da ruptura levando à redução do diâmetro da artéria. A cefaleia ocorre em 60% a 95% dos casos de dissecções da artéria carótida e em 70% nas dissecções da artéria vertebral. A dor pode ser de um lado só do rosto / pescoço, e na maioria, será acompanhada por alterações nos olhos e outras alterações neurológicas focais.
TROMBOSE VENOSA CEREBRAL
A trombose cerebral é o entupimento do sistema venoso cerebral e é uma condição relativamente rara com incidência anual de 1: 250.000; a obstrução do fluxo venoso pode resultar em isquemia ( morte de neurônios por falta de sangue) ou hemorragia ( sangramento) por congestão vascular. Dor de cabeça é a característica mais comum, presente em 75 a 90% dos casos, mas ela vem acompanhada de déficits neurológicos focais .
Alguns exames que pedimos tanto no pronto-socorro, quanto no consultório, nos ajudam no diagnóstico, alguns são a tomografia computadorizada de crânio, ressonância magnética craniana e angiografia por ressonância e por tomografia.
Dra Ana Carolina Dias Gomes
Endereço
Alameda dos Jurupis, 452, conjunto 13, bloco B, Moema - São Paulo
Estacionamento rotativo no local
Contato
11 941771144
carolinagomes@saudavelmente.org