NARCOLEPSIA

O sono insuportável

SONO

5/27/20232 min read

NARCOLEPSIA

· O que é?

A narcolepsia é uma doença do sono muito que se caracteriza por sonolência excessiva diurna e manifestações de alterações do sono como alucinações, paralisia do sono e cataplexia. A narcolepsia se divide em tipo 1 e tipo 2, a fisiopatologia da narcolepsia tipo 1 é mais conhecida e provavelmente se correlaciona à auto-imunidade.

· Será que todo dorminhoco tem isso?

Não, a narcolepsia é rara (0,02% a 0,18% da população ). A idade de início tem um pico na adolescência e outro em torno dos 35 anos.

· Como faz o diagnóstico?

O diagnóstico de narcolepsia requer uma queixa clínica compatível e avaliação objetiva através de polissonografia basal e teste de múltiplas latências para o sono.

· Mas eles ficam sonolentos por quê?

Nós ainda não desvendamos todos os misterios, mas uma parte dos casos, os narcolepticos tipo 1 ( tem os tipos 1 e 2 ) têm a ver com um neurotransmissor chamado hipocretina, que ajuda a regular o sono.

· Essa doença é genética?

A causa e os possíveis fatores desencadeantes da narcolepsia e/ou da cataplexia permanecem desconhecidos, porém a associação de narcolepsia ou cataplexia com alguns sinalizadores advogam a favor de uma etiologia imunológica.1,3

Pessoas com narcolepsia podem ter paralisia de uma parte do corpo ou ate do corpo todo quando ficam emocionados.

O nome dessa paralisia subita é cataplexia e a pessoa esta consciente durante o a duração dela. Ainda bem que passa rapido, de algun segundos a poucos minutos. Pode ser facil de ser reconhecida quando as características clínicas são típicas e o médico está conhece essas características. O desconhecimento dessa entidade no meio médico ainda é muito grande.

Embora muitas emoções possam potencialmente levar a cataplexia, a alegria com risadas é a mais associada. O que pode levar algumas pessoas a evitar situações onde posam se sentir felizes, o que juntamente com o estigma da sonolência, pode isolar o paciente com narcolepsia. Coloquei um vídeo abaixo do texto tirado do youtube para exemplificar

· Qualidade de vida

Os pacientes possuem uma qualidade de vida ruim, mesmo quando os comparamos com outras doenças como a epilepsia e insuficiência cardiaca e o diagnóstico pode tardar. Na Europa, um estudo revelou que leva em media 10 anos desde os primeiros sintomas para o individuo receber o diagnostico e poder ser tratado.

BIBLIOGRAFIA

1- International Classification of Sleep Disorders – Third edition (ICSD-3). III ed: American Academy of Sleep Medicine; 2014.

2- Trotti L. M. (2020). Central Disorders of Hypersomnolence. Continuum (Minneapolis, Minn.), 26(4), 890–907.